O QUE É UM ÍCONE?
A palavra ícone deriva do grego “eikon” que significa imagem.
São representações de Jesus Cristo, cenas de sua vida, da Virgem, dos anjos e dos santos.
Segundo
a tradição os ícones devem ser feitos em suporte maciço que pode ser
madeira, nas técnicas de têmpera a ovo ou da encáustica, ou em paredes
com afresco, esmalte ou mosaico.
Devem ser escritos observando cânones bem definidos quanto ao tema, composição, cor e harmonia.
“ O
ícone é uma obra de arte que ultrapassa a própria arte: longe de ser
somente de ordem estética, a mensagem é de ordem teológica. E por isso o
ícone fala aos homens de nosso tempo, assim como falou aos homens de
outrora.
A iconografia nasce da memória dos primeiros cristãos e enraíza-se no evangelho.
Por sua simples existência, cada ícone evoca o mistério da encarnação."
Fonte: www.ecclesia.com.br
O que um ícone não é?
Não é um retrato. Não se pintam sentimentos ou emoções.
Não se adora o ícone. Venera-se o santo representado, não o objeto em si.
Não é um simples estilo artístico nem um modo histórico de arte. Não está preso há um tempo específico.
Não
podemos nos referir ao ícone bizantino como sendo simplesmente uma obra
de arte. Este une em si: história, tradição, simbolismo, beleza,
teologia e arte.
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Um pouco mais sobre os Ícones
Cada
passo no processo da pintura de um ícone é importante. A substância dos
pigmentos, os métodos de suas preparações e o material sobre o qual o
ícone é escrito.
Os
pigmentos devem ser o mais puro possível. Pigmentos sintéticos
proporcionam uma superfície chapada e com aparência agressiva aos olhos
humanos. Enquanto que os naturais têm mais brilho e cores mais
aconchegantes e agradáveis.
A
iluminação do ícone vem da própria personagem, que está imersa na luz
divina. Não tem fonte externa de luz, portanto não tem sombra projetada.
As pregas das vestes não são feitas de forma arbitrária ou fantasiosas. Onde a veste toca o corpo da personagem irradia luz.
São
fios de ouro ou amarelo-ocre (simbolicamente imitando o ouro) que
aparecem nas asas de anjos, vestes de alguns santos e anjos, Nossa
Senhora, Jesus Cristo e alguns objetos que estejam em contato direto com
o personagem, como o livro que o Pantocrator segura, a lança e o globo
nas mãos dos Arcanjos, etc.
Estes fios de ouro representam a proximidade do personagem com Deus, é a luz divina que emana do próprio santo.
As
inscrições do ícone são partes integrantes do desenho. Se o nome do
santo não é representado o ícone permanece incompleto. Os vermelhos das
inscrições do ícone sempre são um tom mais claro que a linha vermelha da
janela.
Os
nomes da Theotokos (Mãe de Deus) e do Cristo sempre são escritos em
grego de forma abreviada. MP OY e IC XC. Os demais nomes podem ser
escritos em grego, eslavo ou a língua do país onde o ícone foi escrito.
Cristo sempre aparece com uma cruz inscrita na auréola com as inscrições: “Eu sou aquele que é”.
“O
ícone é uma janela aberta nos dois sentidos entre o céu e a terra,
tornando o santo representado, misteriosamente presente e da mesma forma
levando-nos ao que é Divino.”
Fonte: www.ecclesia.com.br
A
margem não tem a função de uma moldura comum. Ela define o espaço
necessário entre a imagem e as bordas da tábua, uma espécie de espaço
que separa o que é divino do mundo profano. É chamada de “janela”.
A janela pode ser cavada na madeira, porém nunca acrescentada.
- O rosto é o centro do ícone. É o lugar da presença de Espírito de Deus.
- Os olhos são o reflexo da alma. Comunicam-nos a mensagem da presença divina. As sobrancelhas reforçam a expressão do olhar.
- A fronte, centro da sabedoria e inteligência, é freqüentemente muito alta, curva e esférica. Representa a força de espírito e a sabedoria própria dos homens de Deus.
- O nariz é fino e largo, sinal de nobreza. As narinas são pequenas e discretas, pois devem expressar o domínio interno das paixões.
- Os lábios são muito finos, geométricos e sempre fechados.
- As orelhas escutam a palavra divina, portanto, são sempre representadas pelo menos pelo lóbulo.
- A barba volumosa manifesta a força e a serenidade do santo.
- Um tecido vermelho disposto sobre os edifícios sugere um local fechado, ou interno.
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Como conservar o seu ícone.
- Fazer a limpeza frequentemente para não deixar acumular poeira, pois o acûmulo de pó na superfície ajuda a reter umidade.
- Para a limpeza utilizar espanador ou pano macio e seco. Não friccionar.
- Não utilizar produtos químicos (sabão, álcool, detergente, etc.) para a limpeza.
- Manter em local seco e arejado onde a umidade e temperatura sejam o mais estável possível.
- Preservar do calor excessivo.
- Pode ser mantido em ambiente claro mas sem incidência direta da luz do sol.
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