RESTAURAÇÃO



 Restauração da Escultura de São João Batista


Esta escultura de São João Batista há décadas pertence à capela São Paulo Apóstolo, na comunidade do Pinhal - SC.


Na década de 1980 o telhado da capela caiu durante uma grande tempestade, avariando móveis e imagens. Adicionando isso à ação do tempo, o resultado é o que vemos nessas fotos. Degradações grandes e pequenas que comprometiam a estética da obra.







O restauro durou aproximadamente dois meses e consistiu em: limpeza, consolidação, nivelamento e reintegração.
A entregua da escultura aos reponsáveis ocorreu no dia 28 de janeiro 2008.

 

 

 

 

_________________________________

Formadas como Técnicas em Conservação e Restauro


Em outubro de 2006 Fabine e Fabiene Zadorosny concluíram o Curso Técnico de Conservação e Restauração com Ênfase em Pinturas Murais, pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná - UFPR.
O curso foi ministrado em Paraguaçu/Itaiópolis - SC, com duração de aproximadamente 2 anos e meio. Período em que foram apresentadas diversas diciplinas direcionadas à conservação e restauro, incluindo técnicas de decapagem, nivelamento, reintegração, etc.



As aulas práticas consistiram na restauração de duas salas da residência de D. Lurdes Penkal, moradora local. A edificação construída na década de 1930 apresentava pinturas decorativas de diferentes épocas, encobertas por várias camadas de tinta. À medida que os motivos eram descobertos traziam, aos antigos e atuais moradores, lembranças da famíla.


O trabalho de restauração, que durou cerca de quatro meses, foi direcionado à aplicar os princípios do restauro, ou seja, respeitar o aspécto histórico sem interferir na estética do ambiente, considerando que o edifício é ainda hoje utilizado como residência.


Acima fotos das rosas já reintegradas - motivos encontrados em sete locais nas paredes da primeira sala e pertencentes a uma segunda pintura decorativa, pois encontravam-se sobre a pintura de fundo azulado que imita papel de parede e que foi determinada como a primeira pintura decorativa da sala.



Nenhum comentário:

Estes ícones seguem as tradições iconográficas ortodoxas. Escritos na técnica russa dos séculos XV e XVI, preservando todo simbolismo e espiritualidade atribuídos a esta arte.

São confeccionados em madeira de cedro, com preparação de levkas e pintados com têmpera de ovo e pigmentos naturais.

O douramento, na auréola e assiste (detalhes na roupa), é feito com a aplicação de folha de ouro 22 quilates.

Clique na imagem para ampliá-la.